INTERNET
- Introdução
A Internet é um agrupamento de redes de computadores interligadas mundialmente; de forma integrada para melhor conectividade que não variam de acordo com a máquina, para essa compatibilidade acontecer utiliza-se um conjunto de protocolos e serviços em comum, possibilitando os usuários conectados utilizarem esses serviços de informação de alcance mundial. A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos:
-Dados
-Voz
-Vídeo
- Multimídia
Devido a recursos cada vez mais "pesados", uma maior velocidade das transmissões torna-se cada vez mais necessária.
Um pacote de dados, nem sempre segue da fonte direto ao destino, na maioria das vezes os dados seguem caminhos difusos, passando por vários computadores até o destino, visando sempre o menor trajeto; mesmo com este percurso, o processo é rápido. Com a expansão do uso da Internet, todos os usuários vêm sofrendo com as sobrecargas de informação nas horas de maior utilização (conhecidos como "gargalos"); a Internet II já está em fase de teste para implantação. - História da Internet
A Internet surgiu a partir de um projeto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) com objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa. A Internet nasceu à partir da ARPANET, que interligava quatro instituições: Universidade da Califórnia, LA e Santa Bárbara; Instituto de Pesquisa de Stanford e Universidade de Utah, tendo início em 1969. Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projeto para trabalhar. Deste estudo que perdurou por volta de 1970, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje. A Universidade da Califórnia de Berkley implantou os protocolos TCP/IP ao Sistema Operacional UNIX, fazendo com o que a integração de várias universidades à ARPANET fosse possível.