internet
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem como objetivo geral situar as tendências contemporâneas do enfrentamento das expressões da questão social, particularizando a função social na conjuntura de reestruturação capitalista.
O Serviço Social é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, realiza sua ação profissional no âmbito das politicas sócia-assistenciais desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional e por meio da pesquisa, da administração, do planejamento, da supervisão, da consultoria, da gestão de políticas, de programas de Serviço Social.
Nosso ponto de partida é a crise estrutural do capital que inicia seu processo de reestruturação pós 1970, a fim de recuperar seu padrão de produção e acumulação, bem como manter sua hegemonia.
Como resposta à crise, iniciou-se um processo de reorganização do capital a partir de alterações no processo produtivo (reestruturação positiva), no processo de trabalho e nos mecanismos de controle e organização dos trabalhadores, além de instituir mudanças no campo da cultura e na forma de intervenção do Estado (a contrarreforma).
Neste contexto ressaltaremos as alterações na relação Estado e Sociedade, destacando o enfrentamento atual da Questão Social e o incentivo ideológico do capital à participação da sociedade civil.
É importante considerar a relevância deste debate, principalmente quanto às repercussões diretas no acesso e no reconhecimento dos direitos sociais, bem como no fazer profissional dos envolvidos na intervenção social.
O Estado novo visando garantir o controle social e sua legitimação, apoia-se na classe operária por meio de uma política de massa, capaz ao mesmo tempo de defender e de reprimir os