INTERNET: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A RETOMADA DA ESFERA PÚBLICA EM SUA DEFINIÇÃO FUNDAMENTAL.
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA FACOMB
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E
PROPAGANDA1
INTERNET: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A RETOMADA DA
ESFERA PÚBLICA EM SUA DEFINIÇÃO FUNDAMENTAL.
GOIÂNIA
JUNHO/2012
Aluna matriculada na disciplina de Teoria da Comunicação II, cursando o 3º período. 1º/2012
1
Introdução
O texto a seguir é uma reflexão a cerca da produção de conteúdo livre na internet, com base na obra “Mudança Estrutural da Esfera Pública”, de Jürgen Habermas. A rede será analisada em comparação com as mídias tradicionais e se discutirá sobre este espaço, onde anônimos tornam-se celebridades em dez dias, manifestações virtuais tiram leis de circulação, sites exibem filmes gratuitamente e emissor e receptor exercem o mesmo papel.
A partir desse estudo, pretende-se ampliar o debate sobre os conceitos de Opinião Pública e liberdade de expressão, o que são de fato e se são realmente exercidos na sociedade atual.
2
Com as novas tecnologias, a forma de dominação dos meios de comunicação tradicionais se enfraqueceu. O surgimento da internet, considerada uma das maiores evoluções após a escrita, tornou-se um ambiente de disseminação de ideias e troca de opiniões, em um formato equiparado à noção de Esfera Pública original, idealizada por Habermas.
Se na era feudal a Opinião Pública era ligada apenas à elite intelectual monárquica, após o surgimento da prensa de Gutenberg no século XV, isso se modificou. A Capacidade de influência das instituições medievais foi perdida e com a impressão em massa, foram fornecidas condições para a abertura do discurso popular e para a possibilidade da propagação de ideias pelo meio impresso.
As necessidades e as avaliações da população sobre os assuntos pertencentes às suas condições de vida, apareceram como resultado das discussões racionais dos cidadãos, e como forma de vigilância e crítica à monarquia. Grupos de políticos, literários e