Internet no século XXI
“Crise e comunicação corporativa” (Ed. Globo, 2010, p.20-31), do escritor e jornalista Heródoto Barbeiro, em seu capítulo denominado “Segura Peão” discute sobre a internet na atualidade e sua relação com o público (cidadãos e corporações).
O presente capítulo aborda questões referente a internet, como sua propagação, facilidade de acesso por milhões de pessoas, como essa vem interferindo dentro e fora das corporações, a forma que as notícias são veiculadas na rede e o impacto que ela traz.
A internet vem apresentando um crescimento acelerado, hoje com uma estimativa de 60 milhões de computadores em redes domésticas e corporativas. Com fácil acesso a mídia online as pessoas passaram a divulgar suas intimidades em ambientes públicos sem levar em conta as consequências, que podem ser positivas ou negativas.
Assim, percebe-se que não existe mais limite entre público e privado, pois as pessoas perderam o controle do que se coloca no ambiente virtual.
Quanto ao público usuário da internet, não há como identificar as gerações X ou Y, os quais apresentam as seguintes características: multifuncionalidades, domínio no espaço na web, materialismo exagerados, são imediatistas, antenados, superficiais, dentre outras.
A internet trouxe uma nova configuração para as crises corporativas, pois não se sabe se as queixas espalhadas no ambiente virtual tem veracidade. Isto trás consequências e prejuízos, mas mesmo assim atualmente muitos gestores não dão importância, já que pensam que isto será esquecido rapidamente.
Ainda, é discutido no texto a respeito da facilidade com que as notícias vazam, por mais que as empresas tentem impedir. Isto faz com que haja uma grande circulação de notícias, tornando-se difícil saber quais são verdadeiras ou não, fazendo que tenha uma batalha virtual com muitas informações e contra informações, que irão somente confundir a mente dos usuários da web.
Apesar do aspecto negativo apresentado anteriormente, as empresas