Internet na sala de aula
NET Educação - Como surgiu a ideia de produzir o livro?
Juvenal Zanchetta – O livro é uma sequencia de um trabalho de aproximadamente 15 anos. Eu fui amigo e orientando da Maria Alice Faria, que escreveu o livro Jornal na Sala de Aula, de 1989. Fomos aprimorando o exercício e escrevemos Para ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, no início de 2000, depois publiquei outro voltado para análise da empresa televisiva. Com essa experiência, atualizei o material que tinha reunido ao longo do tempo, fiz uma revisão bibliográfica, sistematizei esse exercício de trabalhar com texto online e com audiovisual na sala de aula.
No livro, apresento alternativas de trabalho e abordo algumas ferramentas, como grandes portais online de notícias e redes sociais. Trago também um roteiro, baseado em teoria de linguística, literária e áudio visual, que dá um norte para o professor trabalhar os temas em sala de aula, além de fomentar a leitura crítica dando subsídio para analisar estes veículos de comunicação.
NET Educação – Como você a acha que o jornalismo online pode auxiliar o uso da internet em sala de aula?
Zanchetta – O uso do texto virtual é inevitável. O professor sabe que tem que se apoiar neste tipo de material para ter aulas mais atraentes e fazer a ponte entre escola, o aluno e o que está acontecendo no mundo. E o uso do jornalismo online é uma forma de estimular o professor a buscar mais ligações com a realidade, que se aproximem mais do aluno.
Sabemos que a maioria dos professores não nasceu nos meios digitais e passam por um