Reaproveitamento de Materiais
Resumo: A reutilização de materiais na construção civil se trata de transformar os resíduos de obras, como entulhos em materiais comerciais que possam ser novamente utilizados, assim sendo trazer como lema a sustentabilidade. O reaproveitamento em obras traz a oportunidade de economia para o construtor e vantagens para o meio ambiente, que passa a ser menos degradado. Geralmente o entulho é retirado das obras e disposto em locais como, encostas de rios, ruas de bairros de classe baixa e terrenos abandonados, onde causam incômodo a população á sua volta. A reciclagem pode ser realizada no local da obra, poupando ate mesmo o custo com transporte. A construção civil vem abrindo grande espaço como reciclador de resíduos de indústrias.
Palavras-Chave: Introdução á Engenharia, Reaproveitamento, Reutilização, Materiais, Entulho, Sustentabilidade
1. INTRODUÇÃO
Alguns projetos tem grande peso ambiental, enquanto outros apresentam enorme simplicidade na implementação, tornando-se mais chamativos pelo aspecto da economia, tanto financeira, quanto ambiental, em se tratando de recursos naturais.
“A reutilização de materiais é, na verdade, aproveitar materiais de demolição em edificações novas. Isso pode dar um bom aspecto à construção” (Cunha, Wilson Jesus, Doutor em Engenharia de Materiais, 2010) O entulho que na maioria das vezes é disposto de forma clandestina em locais que trazem prejuízo e afetam a saúde da população destes, pode ser facilmente reaproveitado diminuindo o enorme desperdício de material presente nas cidades brasileiras.
As causas para o desperdício são:
A falta de planejamento nas obras;
O desconhecimento de novos materiais;
A falta de racionalização dos materiais;
O uso de produtos de baixa qualidade;
A falta de mão de obra qualificada;
Os custos do desperdício são distribuídos por