Internet linha do tempo
1. A partir da leitura do capítulo 1 do livro “Os bastidores da Internet no Brasil” construa a linha do tempo da Internet brasileira.
● Podemos começar dizendo que em 1988, foi o primeiro contato do Brasil com a internet por intermédio da “Fapesp”.
● Em 18 de julho de 1989, surgiu no Rio de janeiro uma (ONG) chamada Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) que se tornou a primeira instituição brasileira fora do ambiente acadêmico a utilizar a internet através do Alternex, um serviço de correio eletrônico e grupo de discurssão conectado a rede .
● Já em 1992, com a criação da “Rnp”, o governo federal entrou definitivamente na onda da internet, porém o grande teste foi durante a conferência internacional ECO-92, no qual foi montado um sistema de veiculação de informações eletrônicas para acompanhar o andamento dos debates.
● Somente em 1994, foi que o governo federal manifestou a intenção de investir e promover o desenvolvimento da internet no país. Na eleição presidencial de 1994, que teve o Sr. Fernando Henrique Cardoso eleito como presidente da república, também foi o mesmo que ao chegar no palácio do planalto trouxe consigo um amplo programa de privatizações, incluindo a desestatização do setor de telecomunicações.
● O ano de 1995, pode ser considerado o marco-zero da internet comercial no Brasil.
● A Web brasileira pode se dizer que nasceu em 1996, quando foi criado o Comitê Gestor de Internet (CG), formado por representantes do MC, MCT, universidades, ong’s, e provedores de acesso, sendo, até hoje, o cérebro do governo quando o assunto é a rede mundial de computadores.
● Em 1998, após a privatização do setor de telecomunicações os bancos e as instituições financeiras passaram a adotar a Web em suas operações, tornando-se referências internacionais em internet “banking”, jornais, revistas e demais meios de comunicação impressa também acompanharam o fenômeno de perto, inaugurando suas versões