Internet, IP e DNS
INTERNET, IP E DNS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 INTERNET 5
3 PROTOCOLO INTERNET 10
3.1 O PROTOCOLO IP VERSÃO 4 (IPV4) 12
3.2 ESTRUTURA DO DATAGRAMA IP (IPv4) 12
3.3 FRAGMENTAÇÃO E REMONTAGEM 13
3.4 ENDEREÇAMENTO 15
3.4.1 Classes de Endereços 16
4 O PROTOCOLO INTERNET VERSÃO 6 19
4.1 O DATAGRAMA IPv6 19
4.2 ENDEREÇOS IPv6 20
5 SISTEMA DE NOMES DE DOMINIO 22
6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
1 INTRODUÇÃO
As redes de comunicação usadas em sistemas distribuídos são construídas a partir de uma variedade de meios de transmissão, dispositivos de hardware e componentes de software (Coulouris, 2013). Isso afeta as funcionalidades resultantes e o desempenho disponível para o sistema distribuído e para os programas aplicativos. O conjunto de componentes de hardware e software que fornece recursos de comunicação para um sistema distribuído pode ser referido como subsistema de comunicação.
Na terminologia de tais subsistemas, o termo “host” é usado para se referir aos computadores e dispositivos que utilizam a rede para propósitos de comunicação. O termo “nó” é usado para se referir a qualquer computador ou dispositivo de comunicação ligado à rede.
O presente trabalho descreve resumidamente os conceitos, histórias, arquiteturas básicas, funcionamento e aplicações para os tópicos “Internet”, “Protocolo Inter-redes (IP – Internet Protocol)” e “Sistema de Nomes de Domínio (DNS – Domain Name System)”, dentro do contexto dos Sistemas Distribuídos.
2 INTERNET
A Internet é um subsistema de comunicação único que fornece comunicação entre todos os “hosts” a ela conectados. Compõe-se de muitas sub-redes. Uma sub-rede fornece um mecanismo de encaminhamento de dados de uma parte da Internet a outra, e pode ser referida como uma unidade de roteamento (Coulouris). A sub-rede é composta por um conjunto de nós de uma mesma rede física. A Internet fornece uma infraestrutura que inclui uma arquitetura de componentes de