Gestão Ambiental
Trabalho de Gestão Ambiental
PORTO ALEGRE
2014
INTRODUÇÃO
Gestão Ambiental Proativa
O Artigo fala sobre a preocupação das empresas industriais em sobreviver no mercado em meio às mudanças na questão ambiental. A transformação da economia internacional, da globalização de produção e de consumo está sendo acompanhada pelos consumidores, que através do poder de compra estão buscando variedades, e demonstrando preocupação pela qualidade, na saúde, segurança e um ambiente mais limpo.
As empresas estão preocupadas em se manter competitivas e se ajustar ao novo ambiente, diante das questões ambientais, e das exigências de novas posturas. Essas mudanças são custosas especialmente se forem impostas por meio de regulamentações. A auto-regulação, ou seja, as iniciativas tomadas pelas empresas em empreender praticas ambientais promovem a responsabilidade quanto às questões ambientais e isso é muito importante para a imagem das empresas.
Autores Artigo
Carmen Silvia Sanches
GESTÃO AMBIENTAL PROATIVA
Uma das diversas maneiras de equilibrar o mercado é a auto regulação, pois tem varias formas. Uma delas são os contratos entre autoridades públicas e indústrias onde há o comprometimento em alcançar os objetivos ambientais propostos, parcerias formadas entre empresas de reciclagem com empresas internacionais e multinacionais voltadas para o desenvolvimento sustentável. Algumas das vantagens para a indústria são os incentivos para investimento em processos mais adequados. Também contempla as empresas agindo por conta própria querendo desenvolver seus negócios.
As empresas precisam adotar posturas proativas com relação ao meio ambiente de uma forma estratégica considerando os riscos, impactos ambientais e dos seus produtos. Com isso a questão ambiental começa a fazer parte dos objetivos de negócios diminuindo os custos, e aumentando os lucros. Desta forma surge