Internet 3g max
As operadoras de telefonia, sem fazer muito barulho, começaram a oferecer um serviço 3G com maior velocidade, o HSPA+. Por enquanto, Claro (com o nome 3GMax) e Vivo (3GPlus) já estão no jogo – que, no nosso ponto de vista, pode vir a ser mais importante nos eventos internacionais a serem sediados no Brasil (= Copa do Mundo/Copa das Confederações) do que o vindouro LTE/4G.
O que significa?
HSPA+ (ou 3,75G – mas esqueça este termo confuso, já que muitos celulares 3G mais antigos, como o N82 do Nagano, mostram a mensagem de alegre com 3,5G) é uma atualização das redes atuais usadas pelas operadoras e que permite realizar downloads de até 21 Mbps de velocidade. A sigla quer dizer Evolved High-Speed Packet Access - ou HSPA evoluído (lembrando que existe o HSPA, ou o 3G que você usa hoje no celular).
O gráfico abaixo da 4G Americas mostra os limites teóricos de velocidade de evolução da tecnologia – em resumo, ainda estamos no primeiro quadradinho abaixo. Na prática, o que as operadoras têm feito por aqui é prometer o mínimo de realidade para nossas redes sobrecarregadas: tanto Claro quanto Vivo dizem que o limite máximo é 6 Mbps.
Onde funciona?
Em smartphones e modems compatíveis com a tecnologia HSPA+, ou a maioria dos smartphones modernos atuais (como iPhone 4S, Lumia 800 e Galaxy S II). A Vivo até fez uma tabelinha com os modelos – a lista é bem completa: Quanto custa?
A Vivo começou com modems apenas em São Paulo e depois expandiu a oferta para smartphones com planos especiais de dados para todo o Brasil, com maior franquia. Os valores sugeridos dos planos Smartphone Ilimitado 3GPlus vão de R$ 99/mês (60 minutos de voz + 500 MB de dados; valores para São Paulo) a R$ 499 (1200 minutos de voz + 2 GB de dados), com diversos valores intermediários. As operadoras Oi e TIM não oferecem serviços com HSPA+ ainda – embora a TIM tenha redes compatíveis, assim como a CTBC