Internacionalização da cantina de vinhos pissaia
8593 palavras
35 páginas
Internacionalização da Cantina “Vinhos Pissaia” | 21/06/12 | Trabalho entregue como ao Professor Luciano Minghini como requisito para obtenção de nota parcial dentro da disciplina de Gestão Internacional de Negócios da UFPR | |Allana Silveira
Mariane Muraro
Marina Pissaia
Yuri Silva
Allana Silveira
Mariane Muraro
Marina Pissaia
Yuri Silva
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO 2
2.0 SUMÁRIO EXECUTIVO 3
3.0 SOBRE O PRODUTO A SER EXPORTADO 4
3.1. O PRODUTO 4
3.2. OS CUSTOS 5
4.0 ONDE 22
4.1 Polônia 24
4.2 Segmentação de Mercado 27
5.0 COMO 28
6.0 PRÓXIMOS PASSOS 32
7.0 REFERÊNCIAS 34
1.0 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo principal investigar o processo de internacionalização da empresa “Pissaia Vinhos”, produtora de vinhos coloniais situada no Estado do Paraná, para a Polônia.
Devido aos desafios impostos pela globalização, as empresas precisam estar preparadas para concorrer nesse mercado. Esse cenário impõe obstáculos às mesmas, pois, além de estarem preparadas para conquistar espaço no mercado onde estão estabelecidas, deverão também estar aptas a conquistar novos mercados.
A empresa, depois de definidas as orientações estratégicas para o país de origem, deve analisar a possibilidade de transpor as suas operações para outros mercados geográficos. Neste caso, e como será explanado durante esta dissertação, decidiu-se pelo mercado da Polônia. Assim, é possível garantir o aproveitamento das competências e vantagens competitivas já desenvolvidas ao longo do tempo e experiência com a produção de vinhos.
Procurou-se, portanto, investigar como se daria o processo de internacionalização da empresa “Pissaia Vinhos”, através do estudo de pesquisas realizadas em sites especializados, análises de ambientes e mercados, canais de distribuição a serem utilizados e características do produto a ser exportado, entre outros fatores.
Também foram considerados alguns estudos feitos pelo grupo a fim de compreender o sistema internacional de comércio, e