Intermodais
QUESITO TRANSPORTE
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Pratica Supervisionada - ATPS.
Tecnologia em Logística
2012
1. INTRODUÇÃO
A infraestrutura logística
O problema da infraestrutura logística no Brasil vem sendo tratada com grande descaso pelos governos estaduais e federais, nesta gestão e nas gestões passadas. As despesas com logística alcançaram cerca de 17% do PIB. Como consequência, o impacto da logística no custo final dos produtos comercializados no Brasil atinge 7,2%, contra 4% nos Estados Unidos.
Devido as exportações, não possibilita aos exportadores uma infraestrutura adequada, um pais onde 75 % da malha rodoviária se encontra em estado de precariedade segundo dados da CNT – Confederação Nacional dos Transportes, uma frota com mais de 1 milhão e 900 mil veículos de carga com idade média de 18 anos, uma malha ferroviária que consegue trazer gargalos ao transporte, por alcançar em no máximo uma velocidade média de 25 km/h, além da grande dificuldade de se chegar aos portos, principalmente ao porto de Santos.
O Brasil deixou de embarcar cerca de US$ 2 bilhões em agricultura pela falta de condições logísticas no ano passado. Além disso, importadores e exportadores pagaram mais de US$ 1 bilhão em multas — provocadas pela permanência, nos portos, maior que o estipulado.
Segundo informações da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a exportações sazonais, como a da soja, cujo pico está registrado entre os meses de março até setembro, devem ser alternadas com outras cargas, a fim de evitar filas de até 100 quilômetros no Porto de Santos. Um dos motivos é a falta de contêineres, o que também acarreta espera de mais de 16 horas para o embarque.
Essa