Memorias
Endereços de Memória: Consiste em uma quantidade de células (ou endereços) , cada uma das quais podendo armazenar uma informação. Se a memória tem n celulas, terão endereços de 0 a n-1.
Para o item a) necessário 4 bits para indicar o endereço.
Para os itens b e c) necessário 3 bits para indicar o endereço. Ou seja, o número de bits no endereço determina o número máximo de células endereçáveis.
Tipos de Memória: RAM: memória volatil , é utilizada pelo processador (leitura e escrita). É do tipo volatil. ROM: Memórias que podem ser lidas pela CPU, mas não podem ser gravadas, sendo que estas são gravadas somente pelos seus fabricantes; PROM: São memórias do tipo ROM, são produzidas em branco e podem ser programadas uma única vez. EPROM: São do tipo PROM que podem ser apagadas (raios ultravioletas) e gravadas novamente. EEPROM: são do tipo EPROM, mas podem ser apagadas eletronicamente. Ex.: BIOS.
Tecnologias de Memória RAM: SRAM: (Static Ram): Possui alimentação constante, acesso de até 15ns, seu custo é elevado em relação ao bytes, utilizados como memória cache pelo seu desempenho. O armazenamento do bit necessita de seis transistores para cada bit.
DRAM: necessitam de um circuito para alimentação constante da memória, sendo que caso ocorra a perda de sinais elétricos o conteúdo de sua memória é perdida. O armazenamento do bit necessita de 1 transistor e de um capacitor. Os chips da DRAM se diferenciam nos seguintes aspectos: . Numero de células de