Interfaces dos primeiros sistemas operacionais.
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Disciplina: Fundamento de Organização de Computadores.
Tema: Interfaces dos primeiros sistemas operacionais.
Alunos:
Renata de Cássia Vilas Boas
Beatriz Suzana Oliveira
Rafael de Sá
Giovanny de Moraes
Janelas: cada um no seu quadrado
Com o surgimento da Smalltalk, linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento que possuía uma interface gráfica diferenciada, a GUI começou a ganhar aspectos mais modernos, em 1974.
Smalltalk sendo executado no Alto, em 1979 (Fonte da imagem: The Weekly Squeak)
A chegada da Apple
Outro passo importante na história das interfaces gráficas foi dada pela startup criada por Steve Jobs e Steve Wozniak, em 1976. Com a contratação de ex-funcionários da Xerox, a Apple pode iniciar o desenvolvimento do computador pessoal Lisa, em 1978.
Outras interfaces da época
A VisiCorp era uma das empresas que também estava trabalhando em interfaces gráficas para computadores pessoais. Responsável pela planilha eletrônica VisiCalc, a empresa lançou uma interface para PCs, em 1983, mas que não chegou a fazer muito sucesso. Além do preço alto e de exigir muito recurso de hardware, a VisiOn, como era chamada, também teve alguns retrocessos, como deixar de usar ícones e eliminar o cursor do mouse.
VisiOn, da VisiCorp, interface para PCs da IBM. (Fonte da imagem: Toasty Technology)
Outra interface que surgiu na década de 80 foi a Tandy DeskMate, da Tandy Computers, e a GEM, que fornecia uma interface gráfica para o DOS e era tão parecida com a interface do computador Lisa que a Apple chegou a processar os fabricantes.
Interface GEM (Fonte da imagem: Toasty Technology)Os computadores Amiga, da Commodore, também introduziram uma nova GUI, a Workbench, que trouxe algumas inovações ao mundo dos computadores pessoais, como a possibilidade de redimensionar ou mover uma janela sem trazê-la para o foco principal.
Em 1986, a Berkeley Softworks lançou a GEOS, interface para