Interface web para prefeituras
Ricardo Tenedini
Analise de interface web pra prefeituras
Caxias do sul, 14 de março de 2013
1 INTRODUÇÃO
Conforme Cardoso (2004, p.14), a origem da palavra design está no latim, surgindo da palavra designare, “verbo que abrange dois sentidos, o de designar e o de desenhar”. Nota-se que, “do ponto de vista etimológico, o termo já contém nas suas origens uma ambiguidade, uma tensão dinâmica, entre um aspecto abstrato de conceber/projetar/atribuir e outro concreto de registrar/configurar/formar”. Portanto, o design é uma atividade que gera projetos, no sentido objetivo de planos, esboços ou modelos.
Para Cervantes (2003, p.20) o design nasceu com a Revolução Industrial, mas foi a partir da Segunda Guerra Mundial que acabou ganhando seu significado atual. O designer é o profissional voltado para a comunicação e a produção de objetos, livros, revistas, e de espaços externos relacionados com o humano. Para Niemeyer (2010, p. 21), o designer “com sua competência, seus valores e suas possibilidades, atua como articulador com o setor produtivo em que atua, tomador de seu serviço.
Segundo Krucken (2008, p. 42-43) design refere-se à mediação de duas dimensões. A primeira, imaterial, que envolve imagens e ideias, e a segunda, material, que envolve artefatos físicos.
Design é uma ATIVIDADE criativa que tem como objetivo estabelecer as múltiplas qualidades dos objetos, processos, serviços e seus sistemas em todo o seu ciclo de vida. Portanto, o design é um fator central para a humanização inovadora das tecnologias e um fator crucial para a troca econômica e cultura. (KRUCKEN, 2008, p.42-43).
O design, ainda, engloba atividades e conhecimentos específicos e científicos de várias áreas de conhecimento, que visam o desenvolvimento de projetos (visuais e materiais) que venham suprir as necessidades humanas. (MALAGUTI,1996)
O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo, e artístico, com vistas à concepção e