Interesse
a. 1930
b. EUA
c. Elton Mayo
d. 1930
e. Nas pessoas
2. Desenho dos cargos/habilidades, para adaptar o trabalhador ao trabalho
3. Necessidade de corrigir a desumanização do trabalho, desenvolvimento das ciências sociais, revolução industrial
4.
a. Foi uma experiencia onde uma empresa queria saber sobre a influência dos fatores fisicos/ambientais sobre a produtividade de seus funcionários
b. Em uma fabrica de telefones da Western Eletric, situada no bairro de Hanthorne
c. Uma equipe da universidade de Havard sob comando de Elton Mayo
d. A
e. Dividida em 4 fases
f.
i. Primeira fase: verificou-se a existencia da influência do fator psicologico na produção, devido ao aumento da produção estar ligado diretamente ao aumento da produção. ii. Aumento da produção e a percepção de falta de conhecimento dos fatores determinantes na atitude operária em relação a supervisão. iii. Descoberta de organização informal dentro da organização que se manifestava por padrões formados pelos próprios trabalhadores iv. O grupo desenvolveu métodos para assegurar suas atitudes, considerando delator o membro que prejudicasse algum companheiro e pressionando os mais rápidos para estabilizarem sua produção por meio de punições simbólicas.
g. O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado; Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos; a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador; A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais; cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e atitudes das outras com quem mantém contato; A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão de trabalho; Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano merecem atenção especial da Teoria das Relações Humanas.
5. Homem social; motivação;