INTERDISCIPLINAR 2o SEMESTRE
Introdução
Camarão, É um alimento perecível, que exige muita atenção em relação a sua comercialização.
A criação deve contemplar, pelo menos, quatro atividades básicas: reprodução, nutrição, genética e sanidade, podendo assim, ser divididos em dois grupos: cultivo de organismos vertebrados e invertebrados. Os vertebrados apresentam a vantagem de possuir um sistema imune com “memória”, o que permite elaborar vacinas contra alguns dos patogenos e desta forma proteger alguns indivíduos. No caso dos invertebrados, o seu sistema imune, denominado “Inato”, carece de memória e, portanto, não permite a elaboração de vacinas especificas. Esta característica faz com que os sistemas de controle de doenças dos crustáceos, especificamente dos que afetam o camarão, sejam de difícil implementação.
Cidade de origem
Feito uma análise, fora constatado que, o camarão na maioria das vezes, é cultivado na região nordestina pelo fato de esta possuir um clima quente, oferece uma melhor adaptação à espécie, além disso, A longa faixa rural costeira do Brasil, especialmente a que corresponde à Região Nordeste, apresenta parâmetros ecológicos e biológicos excepcionalmente favoráveis ao desenvolvimento do camarão marinho. Nas zonas adjacentes aos manguezais da faixa que se estende do sul da Bahia ao Norte do Maranhão, onde a produção agrícola é limitada ou inexistente pela condição de solos arenosos e água salobra, o cultivo do camarão marinho se apresenta como uma das raras alternativas econômicas capazes de gerar renda e emprego e modificar o quadro de pobreza rural que predomina nessas zonas.
As condições naturais do litoral do Nordeste se apresentam de tal maneira favorável ao desenvolvimento do camarão cultivado, que é perfeitamente viável utilizar os 365 dias do ano para o cultivo permitindo realizar três ciclos anuais de produção. A Empresa de camarões possui um local apropriado para o seu desenvolvimento, e o modo de pesca dos camarões é feito com redes.