interação entre o ATM e o AIm
1. INTRODUÇÃO
Informação1 é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento". A sociedade da informação, a ciência da informação e a ciência da computação são assuntos e ciências recorrentes na atualidade.
Foi a partir da Era da Informação, iniciada em seguida à revolução industrial, que percebeu-se que a informação é o bem mais precioso em âmbito social. É capaz de vencer ou perder guerras, dominar povos, derrubar ou instituir governos, criar impérios econômicos ou levar à falência grandes empresas. Tudo depende do uso que se dá e à qualidade das informações que se dispõe.
Algumas tendências podem ser determinadas:
O aprendizado contínuo se torna imprescindível.
Aprender como aprender é a mais importante lição que podemos desenvolver em nossos dias.
É preciso especializar-se, unindo conhecimento teórico ao pragmatismo.
O trabalho não se executa por si só e alcança grandes resultados, é necessário planejamento, gestão das informações disponíveis e aplicação prática especializada.
1.1. Informação Aeronáutica
Entre 2003 e 2010 o setor de transporte aéreo apresentou um impressionante crescimento. O desempenho do transporte aéreo foi muito superior ao PIB. A retomada do crescimento macroeconômico a partir de 2003 foi crucial para o crescimento do setor2.
O espaço aéreo vem ficando cada vez mais disputado. Há tempos, a segurança não é a única exigência requerida pelo usuário de rotas aéreas que pagam (e caro) pela utilização dos serviços de proteção ao vôo.
Viu-se portanto, a necessidade de otimizar a utilização dos serviços de tráfego aéreo de modo a “encurtar distâncias”, diminuindo assim o tempo de vôo e consequentemente aumentando