INTERATIVIDADE DO FÓRUM DE ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS 06 04 2015 2
R.A:1119721
INTERATIVIDADE DO FÓRUM
POLO DE MACEIÓ 2015
As atividades rítmicas e expressivas disponibilizam diversas possibilidades no contexto metodológico escolar; no qual, uma vez constituída em configuração como um eixo temático. E percebe-se que é uma manifestação corporal, com participação prática de grupos de pessoas, e até mesmo individual. Podendo ser trabalhado de forma lúdica, e recreativa, almejando outros objetivos mais significativos do que a busca pela alta performance. Assim, é viável para o professor de Educação Física trabalhar mesmo sem o alto conhecimento técnico da mesma.
Sendo assim, podemos observar uma afirmação significativa de Rangel (2002), a escola é o ambiente destinado à educação formal, pois sistematiza conceitos e pressupostos, visando à transformação social do cidadão. Ela proporciona aos alunos cultivar valores, tanto no convívio social quanto no meio dos colegas, professores e funcionários, além dos conteúdos abordados em sala de aula, Ela fornece diversidade de informações e comportamento, onde a educação é definida através da ideologia presente. (SILVA, et al 2010).
Dessa forma, até mesmo algumas práticas exigindo uma técnica iniciativa e/ou conhecimentos práticos, torna-se claro ao inserir a dança como atividade rítmica. Pois a dança traz a práxis, o educar do corpo. Não submetendo a obrigação de ter técnica e até mesmo um biótipo determinado, mas buscam extrair a vivência de (movimentos) práticos e libertadores.
Em seus estudos, Verderi (1998) afirma que a dança é utilizada na escola para expressar a corporeidade dos alunos, e graças a sua evolução podemos oferecer a eles diversas expressões e plasticidade, para que possam obter uma melhor