Inter-relação com outras matérias com a economia
INTER-RELAÇÃO DA ECONOMIA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
Economia, Física e Biologia A psicologia analisa o comportamento da mente e o comportamento humano em suas relações com o ambiente em que se insere. A economia, por sua vez, analisa a tomada de decisões e, portanto, precisa entender o comportamento dos indivíduos e reações aos eventos econômicos.
Embora a economia ortodoxa considere que os indivíduos são racionais e capazes de processas todas a informações existentes antes de tomar determinada decisão, há correntes econômicas que, embora ainda sua fase embrionária de desenvolvimento, já possui trabalhos comtemplados com o prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, ou seja, o chamado “Prêmio Nobel de Economia.” É o caso de Herbert Alexandre Simon, que foi laureado em 1978 pela pesquisa sobre o processo de tomada de decisões em organizações econômicas que, embora não diretamente relacionada à Psicologia, inseria na analise econômica o pressuposto de que os indivíduos tinham racionalidade limitada, ao contrário do que a teoria ortodoxa considera. Os autores Vernon L. Smith e Daniel Kahneman dividiram o prêmio em 2002, por trabalhos diretamente relacionados à psicologia econômica, bem como encomia experimental. Essa é uma área com grande potencial de desenvolvimento teórico tende a crescer cada vez mais.
Concepções organicistas (Biológicas)
Concepções Mecanicistas (Físicas)
Concepção Humanística (Psicologia)
Economia, Matemática e Estatística
Como vimos método da Ciência econômica, os modelos econômicos são construídos com base nos métodos matemáticos e nas probabilidades estatísticas para comprovar hipóteses e identificar relações entre as variáveis. Varias relações de comportamento econômico são representadas por meio de funções matemáticas e gráficos ilustrativos. Além disso as avaliações economias financeiras envolvem operações matemáticas. A área de economia utiliza a matemática para construir esses modelos