intenet
3.2 Evolução dos dispositivos de rede
A história da rede de computadores é complexa, envolvendo várias pessoas do mundo todo nos últimos trinta anos. O que está sendo apresentado aqui é uma visão simplificada de como os dispositivos que você tem estudado evoluíram a partir uns dos outros. Os processos de invenção e comercialização são muito mais complicados, mas é útil analisar os problemas resolvidos por cada dispositivo de computador e os problemas que ainda permanecem. Nos anos 40, os computadores eram enormes dispositivos eletromecânicos propensos a falhas. Em 1947, a invenção de um transistor semicondutor criou várias possibilidades para a fabricação de computadores menores e mais confiáveis. Nos anos 50, os computadores mainframe, que eram acionados por programas em cartões perfurados, começaram a ser usados por grandes instituições. No final dos anos 50, foi inventado o circuito integrado, que combinava vários, depois muitos e agora combina milhões de transistores em uma pequena peça de semicondutor.
Durante os anos 60, mainframes com terminais eram comuns e os circuitos integrados tornaram-se muito usados.
No final dos anos 60 e 70, surgiram computadores menores, chamados de minicomputadores, (mesmo que ainda fossem enormes para os padrões atuais). Em 1978, a empresa Apple Computer lançou o computador pessoal. Em
1981, a IBM apresentou o computador pessoal de arquitetura aberta. O Mac amigável, o IBM PC de arquitetura aberta e a maior microminiaturização dos circuitos integrados conduziram à difusão do uso de computadores pessoais nos lares e escritórios. A partir da segunda metade dos anos 80, os usuários de computador, com os seus computadores autônomos, começaram a compartilhar dados (arquivos) e recursos (impressoras). As pessoas se perguntavam, por que não conectá-los?
Enquanto tudo isso estava acontecendo, os sistemas telefônicos continuaram a melhorar. Especialmente nas