Intemperismo
Características:
Conhecido como meteorização, é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam a degradação e enfraquecimento das rochas.
Formação rochosa dificulta a fixação de plantas, solos menos rochosos facilitam a fixação de plantas.
Tipos:
Químico, Físico, Biológico. Químico: quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem), sofrendo assim um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais. *Oxidação: consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento, através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral.
*Hidratação: consiste na incorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral.
*Dissolução: consiste da solubilização completa de alguns minerais por ácidos.
*Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando elas entram em contato com a água, os silicatos sofrem hidrólise e dessa reação resulta uma solução alcalina.
*Acidólise: é a reação de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos.
Físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes, ou seja conserva as características de seus minerais. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso. * termal: Ocorre devido a variação de temperatura (quente ou fria), fazendo assim com que a rocha tenha suas estruturas enfraquecidas. *mecânico: ocorre devido a vários fatores como a dissolução de água em geleiras e sua cristalização em fraturas que provoca o esfacelamento em blocos de rocha pelo aumento de volume da água ao formar o gelo.