Inteligência
Psicologia
Inteligência
Índice
Introdução 3
O que é a Inteligência? 4 5
Teorias de Inteligência 5
Tipos de inteligência 8
Fatores de inteligência 8
Instrumentos de medida de inteligência 10
Limitações e críticas dos testes de inteligência 12
Inteligência e Criatividade 13
Inteligência Emocional (IE) 14
Conclusão 16
Bibliografia/Webgrafia 17
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de psicologia que é lecionada no 1º ano da licenciatura de Gestão Comercial e Vendas, com a finalidade de trabalhar uma das temáticas aprendidas em sala de aula.
Foi neste contexto que surgiu a ideia de realizar um trabalho relacionado com a inteligência, para assim poder colocar em prática aquilo que aprendemos de modo a dar a conhecer os nossos conhecimentos.
Ao longo da elaboração do trabalho pretendemos falar sobre a evolução da inteligência, assim como a sua definição, as principais teorias e os seus autores, que acabaram por marcar a história da psicologia, mais propriamente da inteligência, os vários tipos de inteligência, assim como os fatores que influenciam a mesma. Abordamos também as críticas e as limitações que se fizeram aos testes realizados por psicólogos cujo objetivo era avaliar e medir a inteligência de cada indivíduo.
O que é a Inteligência?
A Inteligência, relaciona-se com capacidade de cada indivíduo de adaptação ao mundo, usando logicamente o conhecimento que tem, a experiência pessoal adquirida e os recursos que temos disponíveis para resolver eficazmente os problemas. A Inteligência é considerada um dos aspetos de personalidade de cada pessoa, visto ser um traço totalmente pessoal, que poderá ser trabalhada de diferente forma em variadas pessoas.
A inteligência é um processo cognitivo que engloba várias capacidades e implica inúmeros processos, tais como:
- Capacidade de adaptação a situações novas