Inteligência Competitiva em Organizações
O que caracteriza uma sociedade como “sociedade da informação” basicamente é a economia alicerçada na informação e na telemática, ou seja, informação, comunicação, telecomunicação e tecnologias da informação.
O termo “dado” é um conjunto de registros qualitativos ou quantitativos conhecidos que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação.
O termo “informação” só pode ser aplicado a aquilo que leva à compreensão. O que constitui informação para uma pessoa pode não passar de dados para outra. São dados organizados de modo significativo, sendo subsídio útil à tomada de decisão.
Informação e Conhecimento estão correlacionados, mas não são sinônimos.
Tipos de conhecimentos:
Conhecimentos codificáveis –> que transformados em informações, podem ser reproduzidos, estocados, transferidos, adquiridos, comercializados etc.
Conhecimento explícito -> é o conjunto de informações já elicitadas em algum suporte (livros, documento etc.) e que caracteriza o saber disponível sobre tema específico.
*Elicitar = descobrir, tornar explícito, obter o máximo de informações para o conhecimento do objeto em questão.
Conhecimentos tácitos -> acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem detêm.
Conhecimento estratégico -> é a combinação de conhecimento explícito e tácito formado a partir das informações de acompanhamento, agregando-se o conhecimento de especialistas.
Segundo Davenport e Prusak –
Dados: simples observações sobre o estado do mundo.
Informação: dados dotados de relevância e propósito.
Conhecimento: informação valiosa da mente humana inclui reflexão, síntese e contexto.
As pessoas das diferentes unidades de trabalho que compõem uma organização têm necessidade de dados, informação e conhecimento para desenvolverem suas tarefas