Gestao do conhecimento
O avanço tecnológico fez surgir novos cenários nas sociedades comerciais, que buscam de forma desenfreada, soluções práticas e dinâmicas que possam impulsionar os negócios, obter resultados e alternativas que viabilizem o lucro e o ganho da competitividade no mercado, e com este cenário torna-se necessário conseguir filtrar as informações do ambiente onde a empresa esta atuando, a fim de desencadear alternativas que facilitem a atuação.
A inteligência competitiva é a atividade de coletar, analisar e aplicar, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes, ao mesmo tempo monitorando o ambiente competitivo em geral, é o processo que investiga o ambiente onde a empresa está inserida, com o propósito de descobrir oportunidades e reduzir os riscos, bem como diagnosticar o ambiente interno organizacional, visando o estabelecimento de estratégias de ação a curto e longo prazo.
Esse processo é de extrema importância para as organizações que necessitam ser competitivas frente ao mercado consumidor, quer seja regional, nacional ou internacional.
A Inteligência Competitiva vem ganhando espaço nas organizações, já que permite uma fotografia instantânea e contínua do mercado, da empresa e de seus concorrentes. Um diagnóstico mais rápido propicia tomadas de decisões mais rápidas, seja de correção, de bloqueio ou inovação. E o que é mais importante: permite o registro da empresa não como ela pensa que é, mais efetivamente, como o consumidor a vê, visto que toda a metodologia é orientada a percorrer e utilizar todos os canais de comunicação e venda que a empresa e seus concorrentes disponibilizam ao consumidor.
2.0 O que é Inteligência Competitiva?
Inteligência Competitiva é um processo organizacional de coleta e análise sistemática de dados para apoio á tomada de decisão, com foco na vantagem competitiva, sendo reflexo do conhecimento sobre o ambiente externo de uma organização,