Inteligência Artificial: Futuros Operadores?
Com o avanço da tecnologia e do conhecimento humano, várias empresas tem projetos exatamente nestas áreas, e estimativas apontam para que os primeiros protótipos de operação com IA sejam exibidos ao público em meados de 2011, e ao mercado, como produto, no final de 2012.
Ai é levantada a questão: o quão bom é a IA, a ponto de ser levantada a hipótese de substituir o fator humano por uma?
As Vantagens da IA: Não é remunerada (o que seria a alegria de muitos Diretores, Gerentes e CEO’s, correto?), não há desgaste físico (pode trabalhar 24×7) ou mental (estresse), pode ser programada e ter inserção de dados de infinitos assuntos, não corre o risco de se esquecer de algo, altamente pontual (agora sim os Diretores deram um sorriso) e não mentem.
Ok, mas…
As Desvantagens da IA: Uma IA ainda é 100% mecânica (não processa sentimentos ou qualquer outra coisa, que em uma relação e comunicação com um ser humano, é fundamental), o custo de compra de uma IA capaz de trabalhar como operadora irá superar as centenas de milhares de dólares, um servidor dedicado (não e possível ser um Cloud) para o processamento e armazenamento de seus dados.
Então sim, a IA em breve poderá trabalhar em nosso meio, ocupando cargos e auxiliando em diversas áreas, sendo extremamente imparcial e com muitas outras vantagens, mas é um assunto extremamente delicado para ser avaliado e discutido entre as corporações.
Claro, essas são as vantagens e desvantagens iniciais, novas dúvidas poderão surgir ao longo que os primeiros protótipos e “produtos” surgirem no mercado. Sem contar o famoso medo que os filmes, e o grande visionário da robótica (Isaac Asimov) nos levantou: