Inteligência Artificial: futuros operadores?
1.1 Problematização e Justificativa
O Projeto que será desenvolvido trata-se de um aplicativo principalmente focado em agregar uma funcionalidade inexistente no hardware do iPhone, o timer automático para disparo do obturador. A ideia de fazer o aplicativo surgiu há algum tempo, pois todos os componentes do grupo possuem iPhone, e tem em comum a dificuldade de encontrar um aplicativo gratuito que tenha as principais funções voltadas à fotografia.
Desde a explosão do uso de aplicativos em dispositivos móveis, a fotografia e tratamentos de imagem ganharam um espaço maior na lista de preferência dos usuários, e a necessidade de compartilhar fotos em tempo real através de redes sociais foi consequência disso.
Em 1990, Thomas Knoll transformou sua tese de doutorado sobre processos de imagem digital em um programa que mais tarde seria a inspiração para a criação do Photoshop. Como as empresas do Vale do Silício não lhe deram importância, John Knoll, irmão de Thomas, ofereceu o “ImagePro" à ”Adobe". Após uma série de outros acontecimentos inovadores, os programas foram evoluindo, facilitando o trabalho com imagens e a consolidação da criatividade fotográfica dos usuários.
Conforme citado no site digicamhistory.com, o primeiro modelo comercial de câmera digital foi lançado na década de 80, marcando o inicio da história da ascensão da fotografia digital. A Sony Mavica tinha formato e tamanho similares a uma SLR comum e utilizava um conjunto de lentes intercambiáveis. Em 1997 foi adotado o disquete de 3.5 polegadas e posteriormente, em 2000, foi lançada a série com armazenamento em CD de oito centímetros.
Segundo uma reportagem de Paula Reverbel, publicada na revista Veja em abril de 2012, após o lançamento da Sony Mavica, os resultados foram percebidos quase instantaneamente. Segundo a publicação,
“Desde 1990, o número de fotos produzidas cresceu 50%, chegando, em 2000, a 86 bilhões de cliques ao ano, segundo cálculos de Jonathan Good, consultor