INTELIGENCIA
Flávia Cossetti
Gustavo Borges
Giovanna Cunha
Guilherme Portilho
Matheus Morum
Romário Augusto
ESAMC/2015
Inteligência de Marketing
PARTE I. Análise Macroambiental
1. O que precisamos saber?
Precisamos saber que a empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa.
2. O que já sabemos?
Já sabemos que só podemos entender corretamente a nossa situação no mercado se analisarmos os fatores externos e suas variáveis ambientais críticas, que englobam aspectos econômicos, políticos-legais, sócio-culturais, tecnológicos, naturais e demográficos, cujos comportamentos futuros afetam um ou mais fatores de sucesso, gerando oportunidades ou redundando em ameaças para a organização.
3. Por que precisamos saber disso?
Porque devemos estar preparados para qualquer acontecimento que possa ocorrer no macroambiente e que possa ter influência em nossa empresa e assim estarmos aptos a resolver qualquer força exterior que possa afetar a habilidade da nossa administração.
4. Para quando precisamos saber disso?
Precisamos saber antes mesmo de criar nossa empresa, pois para sermos bem-sucedidos, devemos adaptar nossas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos do ambiente.
5. O que faremos com a informação?
Coletaremos, estudaremos e analisaremos as informações obtidas e colocaremos em prática o que nos for apresentado.
6. O que nos custará obtê-las?
Nos custará muito estudo e tempo para que possamos fazer uma análise completa e satisfatória do macroambiente, para que em breve estejamos prontos para qualquer acontecimento.
7. O que custaria não obtê-las?
Nos custaria, talvez, a empresa. Caso não tivéssemos o conhecimento necessário da importância da análise macroambiental, a empresa estaria vulnerável a qualquer tipo de problema e, provavelmente, não saberíamos nos portar diante das adversidades e riscos.
PARTE II. Análise