Inteligencia
Vamos abrodar o tema INTELIGENCIA.
Para começar precisamos saber. O que é a inteligência ?
Inteligência, enquanto qualidade essencial que diferencia os homens dos demais animais, é a capacidade de raciocinar(isto é, estabelecer relações entre entes) de forma abstrata, indo além dos objetos concretos que se apresentam diante dele. Um chimpanzé e uma criança, por exemplo, foram submetidas a um teste. Inicialmente, elas tinham que achar uma coisa que ficava numa caixa A, enquanto havia outras caixas B, C, D, E. O experimento era repetido, e o objeto era colocado dentro da caixa seguinte. O Chimpanzé sempre se dirigia à caixa em que o objeto estava no experimento anterior, mas depois de um tempo a criança percebeu que o objeto estava sempre na caixa seguinte. Esta noção de "caixa seguinte", abstrata, porque não é nem A,B,C,D,E especificamente, é que diferencia a capacidade de raciocínio e interpretação do homem e do chimpanzé. É por raciocinar em bases abstratas que permite ao homem elaborar teorias e explicações e técnicas cada vez mais sofisticadas que permitem a ele ter controle sobre a natureza.
Inteligência para o senso comum seria o domínio de um grande número de informações, de conhecimentos específicos, falar sobre assuntos complicados.
Não podemos confundir inteligência e pensamento. Muita gente confunde.
(SLIDE 2) INTELIGÊNCIA ≠ PENSAMENTO
Muita gente confunde os dois, mas é preciso saber diferenciar.
Para ficar mais fácil vamos tentar entender assim : Vamos pensar em inteligência como uma coisa externa e o pensamento uma inteligencia interiorizada.
(SLIDE 3) PENSAMENTO
Uma forma e processo mental ou faculdade do sistema mental[1]. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a