Intelig ncia musical
Slide 1- Inteligencia
O autor da Teoria das Inteligências Múltiplas, Dr. Howard Gardner, a conceitua como : “Um potencial biopsicológico para processar informações, que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura.”
Slide 2- Musica
A música é tida como uma linguagem universa, tendo participado da historia da humanidade desde as primeira civilizações. Atualmente, ela é considera ciência e arte, na medida que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações.
Slide 3
Segundo Gainza, psicóloga musical Argentina renomada: “ A música e o som, enquanto energia estimulam o movimento interno e externo no homem, impulsionam-no á ação, e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e graus”
Slide 4-Composição da musica
Som: Vibrações regulares de corpos elásticos que se repetem com a mesma velocidade.
Ritmo: É o efeito que se origina da duração de diferentes sons, longos ou curtos.
Melodia: A sucessão rítmica e bem ordenada dos sons
Harmonia: É a combinação simultânea, melódica e harmoniosa dos sons.
Slide 5
Especialistas em música e psicólogos musicais, afirmam que cada um dos elementos da musica corresponde a um aspecto humano especifico. O ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade, a ordem ou a estrutura musical contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental do homem.
Slide 6- Teoria das inteligências múltiplas
Sugere que existe um conjunto de habilidades, chamadas de inteligências, e que cada indivíduo as possui em grau e em combinações diferentes
Slide 7- inteligência musical
Esta inteligência envolve a capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais. Incluindo a sensibilidade ao ritmo, tom, ou melodia, e timbre de uma peça musical. Fornece ao individuo a capacidade de