Integradores do SW Motion
Um conjunto de equações diferenciais e algébricas conjugadas define as equações de movimento dos modelos do SolidWorks Motion. Uma solução numérica para essas equações é obtida pela integração de equações diferenciais ao mesmo tempo em que são atendidas as equações de restrição algébrica em cada etapa temporal.
Um conjunto de equações diferenciais é numericamente rígido quando há uma grande amplitude entre os autovalores de frequência alta e baixa, enquanto que os autovalores de alta frequência são sobreamortecidos. A velocidade de solução das equações de movimento depende da rigidez numérica das equações. Quanto mais rígida a equação, mais lenta a solução.
Um método de integração rígido é um método computacional eficiente para solucionar sistemas rígidos. Equações diferenciais numericamente rígidas requerem métodos de integração rígidos para calcular as soluções eficientemente porque outros tipos de métodos para solução de equações diferenciais têm um desempenho ruim e são muito lentos.
O solver do SolidWorks Motion oferece três métodos de integração rígidos para o cálculo de movimento: O método de integração GSTIFF, desenvolvido por C. W. Gear, é um método de integração de ordem variável e tamanho de etapa variável. Este é o método predeterminado usado pelo solver do SolidWorks Motion. O método GSTIFF é um método rápido e preciso para o cálculo de deslocamentos para uma grande variedade de problemas de análise de movimento. WSTIFF é outro integrador de rigidez com ordem variável e tamanho de etapa variável.
GSTIFF e WSTIFF têm fórmulas e comportamentos semelhantes. Ambos usam uma formulação de diferença invertida. A diferença entre eles é que os coeficientes do GSTIFF são calculados considerando um tamanho de etapa constante, enquanto os coeficientes do WSTIFF são uma função do tamanho da etapa. Se o tamanho de etapa muda subitamente durante a integração, o método GSTIFF introduz um pequeno erro, enquanto que o método WSTIFF