Insuficiencia Cardiaca Crônica
A insuficiência cardíaca, também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma condição ou um conjunto de sintomas em que o coração não bombeia sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não está bombeando sangue suficiente para satisfazer as necessidades do corpo. O resultado disso é que pode haver concentração de fluido nas pernas, pulmões e outros tecidos através do corpo.
Existem a Insuficiência Cardíaca Aguda (ICA) e a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). A Insuficiência Cardíaca Aguda é um acontecimento súbito e catastrófico que ocorre devido a qualquer situação que torne o coração incapaz de uma ação eficaz. Geralmente a Insuficiência Cardíaca Aguda é consequente a um infarto do miocárdio ou a uma arritmia severa do coração.
Existem ainda as Insuficiências Cardíacas Agudas provocadas por doenças não cardíacas, como: a hemorragia severa, o traumatismo cerebral grave e o choque elétrico de alta voltagem. Podem representar situação grave que exige tratamento médico emergencial, e mesmo assim, muitas vezes fatal.
Aliás, qualquer doença que afete o coração e interfira na circulação pode levar à insuficiência cardíaca, a exemplo da hipertensão arterial, arteriosclerose, infarto do miocárdio, miocardite, endocardite reumática, insuficiência aórtica, hipervolemia, anemia, deficiência alimentar prolongada e insuficiência renal. A Insuficiência Cardíaca Congestiva pode aparecer de modo agudo, mas geralmente se desenvolve gradualmente, às vezes durante anos. Sendo uma condição crônica, gera a possibilidade de adaptações do coração o que pode permitir uma vida prolongada, mesmo com alguma limitação aos seus portadores, se tratada corretamente.
2. Classificação da ICC, seus sinais, sintomas e prognóstico
O coração bate cerca de sessenta vezes por minuto, bombeando sangue rico em oxigênio para suprir as necessidades de todos os nossos órgãos. Insuficiência