Dragão Alpino é muito forte.
INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
E.E.E.P MONSENHOR ODORICO DE ANDRADE
PAULA CRISTINA DE OLIVEIRA
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
TAUÁ-CE
2013
PAULA CRISTINA DE OLIVEIRA
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA
Plano de intervenção apresentado ao Curso Técnico de Enfermagem Integrado ao Ensino Médio da EEEP. Monsenhor Odorico de Andrade como requisito para obtenção do título de Técnico de Enfermagem, sobre orientação do professor orientador Anderson leite Lucena.
Agradecimentos
Sumário
1 INTRODUÇÃO
As doenças crônicas, em especial as doenças cardiovasculares, têm recebido maior atenção dos profissionais da saúde nas ̇últimas décadas, devido à alta morbimortalidade. O Departamento de Informática e Informação, o do Sistema Único de Saúde notificou, no mês de janeiro de 2006, registrou o total de 186521 casos de hospitalizações com diagnóstico de insuficiência cardíaca (IC) no Estado de São Paulo (Soares, 2007).
A Insuficiência Cardíaca é uma síndrome heterogênea na qual o coração torna-se incapaz de suprir a demanda metabólica ou a faz à custa de pressões de enchimento elevada (KNOBEL, 2006). Recentemente, programas de atenção multidisciplinar em Insuficiência Cardíaca (IC) têm diminuído significativamente o número de hospitalizações e custos, além de reduzir as indicações para Transplante Cardíaco (TC) (KNOBEL, 2006).
A síndrome da insuficiência cardíaca é consequência da incapacidade dos ventrículos em bombear quantidades adequadas de sangue para manter as necessidades periféricas do organismo. Essa síndrome era descrita primariamente como um distúrbio hemodinâmico. De acordo com esse modelo, a insuficiência cardíaca sobrevém após agressão cardíaca, que prejudique sua habilidade de ejetar sangue, levando à