Instrumentos
Licenciatura em Finanças Finanç Docente: Márcio Pereira Má
Escola Superior de Gestão Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Instrumentos Financeiros
– – – – NCRF 27 – Instrumentos Financeiros Conceito Reconhecimento Mensuração
• • Mensuração no Reconhecimento Mensuração após o reconhecimento
– –
Contabilização das Inst. Financeiros Transferências e Alienações
1
Instrumentos Financeiros
Definição: • Um instrumento financeiro é um qualquer contrato que origina activos financeiros (ex. contas a receber, participações de capital, acções, obrigações, etc.), passivos financeiros (ex. empréstimos bancários, empréstimos obrigacionistas, etc.), instrumentos de capital próprio da própria entidade (acções ou quotas que compõe o capital social) ou instrumentos derivados para cobertura de risco (ex. cobertura de risco cambial, taxa de juro, do preço de matérias primas, etc.) (Rodrigues, 2005).
Instrumentos Financeiros
Activos Financeiros:
a) dinheiro; b) um instrumento de capital próprio de uma outra entidade (ex. investimento em acções); c) um direito contratual: - de receber de uma outra empresa dinheiro ou outro activo financeiro (ex. dívidas a receber) ou, - de trocar activos financeiros ou passivos financeiros com outra entidade em condições que sejam potencialmente favoráveis para a entidade (ex. empréstimos concedidos); ou d) um contrato que seja ou possa ser liquidado em instrumentos de Capital Próprio da própria entidade.
2
Instrumentos Financeiros
Passivos Financeiros:
a) uma obrigação contratual: - de entregar dinheiro ou outro activo financeiro a uma entidade; ou (ex. dívidas a pagar) - de trocar activos financeiros ou passivos financeiros com outra entidade em condições que sejam potencialmente desfavoráveis para a entidade (ex. empréstimos obtidos); ou b) um contrato que seja ou possa ser liquidado em instrumentos de Capital Próprio da própria entidade.
Instrumentos Financeiros
Mensuração
a)