Instrumentos e tecnica de atua o profissional
1 Etapa
Instrumentalidade do serviço social
A instrumentalidade no serviço social se refere a uma determinada capacidade constitutiva da profissão, ou seja um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais.
O profissional do serviço social tem a capacidade de modificar, transformar as
Condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existente no nível da realidade social. Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam as condições existentes, transformando em instrumento para objetivação, suas ações se transformam em instrumentalidade.
Instrumentalidade é um trabalho constitutivo de todo um trabalho.
A politica e os serviços sociais constituem-se nos espaços sócios-ocupacionais para os assistentes sociais. Particularmente a instrumentalidade é campo de meditação, dentre elas, da cultura profissional.
A instrumentalidade do exercício profissional resulta em atender suas demandas e antecipa -lá, no seu devido lugar, seja ele o interior do projeto profissional.
Etapa 2
1passo-Leitura
2passo
Serviço social na contemporaneidade.
A atuação do profissional de serviço social.
Assistência social como politica social (saúde, previdência e assistência social).
O serviço social nos últimos 20 anos.
3passo
A) Programas voltados aos mais necessitados e vulneráveis pela situação de pobreza e exclusão social, assim como; presta informações , orientações, encaminhamentos, preenchimento de fichas de cadastro e visitas domiciliares.
B) Relação de uma identidade profissional, criando vinculo entre o usuário e eu, acolhendo informações que possa identificar os problemas reais. Encaminhar usuários para redes sócio assistenciais, inclui lós em cursos de capacitação profissional e em mercados de trabalho que empregam pessoas com deficiência como em empresa privadas, instituições governamentais ou não-governamentais. Visitas