Instrumentos topográficos e auxiliares
INSTRUMENTOS TOPOGRAFICOS E AUXILIARES
RECIFE/PE
OUTUBRO/2012
SOBRE CAPA
NOMES DO ALUNO: Andressa Scheffer Dornelles Cinthia Raquel Santos Manuella Andrade Priscila Leite Renata Evelyn NOME DO PROFESSOR: Flavio Porfírio Alves
MATÉRIA: Topografia I
DATA: 22/10/2012
Introdução
A topografia é um meio indispensável para a realização de projetos em qualquer área que necessite de medidas e informações relativas a uma determinada superfície terrestre, com pouca, muita ou muitíssima precisão, sendo assim a topografia é a descrição da superfície de um lugar que para representar esse terreno sobre uma superfície plana, denominado plano topográfico são necessários instrumentos e métodos, e neste trabalho são abordados os conceitos fundamentais para entender a importância destes métodos e instrumentos.
INSTRUMENTOS TOPOGRAFICOS
Régua Graduada
A régua graduada é o instrumentos mais simples de medida linear. Apresenta-se de em régua em medidas de centímetros (cm) e milímetros (mm) conforme regra e sistema métrico também possuindo em polegadas e suas frações (sistema inglês), a régua é em forma de lamina de aço – carbono ou de aço inoxidável.
Utiliza-se a régua graduada nas medições com erro admissível superior a menor graduação. Essa graduação equivale a 0,5mm ou 1/32” as réguas graduadas apresentam-se nas dimensões de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500, 2000 e 3000mm. Geralmente as mais usadas são de 150mm (6”) e 300mm (12”).
Trena
Instrumento utilizados para medição direta de distâncias, entre pontos, sendo graduadas em múltiplos e submúltiplos do metro com comprimento variando de 20m a 50m. São fabricadas em fiberglass (fibra de vidro) ou em aço, com carretéis fechado ou aberto. Dificuldades de uso em espaços abertos