inclusao racial
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
EDUARDA, HORTÊNCIA, IGOR, RAYANNE E VINICIUS
INCLUSÃO RACIAL
MACAÉ
2015
EDUARDA, HORTÊNCIA, IGOR, RAYANNE E VINICIUS
INCLUSÃO RACIAL
Trabalho apresentado ao Curso
Técnico em Automação Industrial – para fins de nota parcial na área de
Fundamentos da Comunicação
Professor Orientador: Joana Maria Corrêa Lima
MACAÉ
2015
Tema:
Inclusão social é um termo que faz referência encaixar pessoas consideradas excluídas no mercado de trabalho, por exemplo. Isso acontece com pessoas portadoras de necessidades especiais, mulheres ou até mesmo grupos raciais. De acordo com o texto lido na InfoEscola por Thais Pacevitch ¨ Alguns escritores defedem que não existe o ¨ dentro¨ ou ¨fora¨ da sociedade, já que todas as pessoas são produtos dela¨
Entretanto, pode-se ver claramente que há considerável preconceito e exclusão das mais diversas camadas sociais, devido a anos de ideias de segregação e fraco investimento na educação. As medidas de inclusão social, na sua maioria de origem pública, tem como objetivo extinguir essas diferenças e garantir a todas as pessoas oportunidades iguais de educação e trabalho para todos os cidadãos.
As mais conhecidas, citadas pelo texto, seriam as cotas para entrada nas instituições de ensino superior e programas para permitir a inclusão regular de pessoas com deficiência física e necessidades especiais no mercado de trabalho.
São medidas que muitos consideram ineficientes a curto prazo, simplesmente paliativas e que não resolvem o problema maior, que é de fato, a exclusão gerada pela própria sociedade. Mas à longo prazo, elas podem se tornar realmente úteis, os primeiros passos para uma sociedade defendida por esses escritores, onde realmente não exista ninguém fora dela.
Delimitação do tema:
A dominação pelo branco foi muito intensa; outros grupos ficaram na condição de inferioridade com relação à civilização, organização nas cidades e trabalho. Os