Resumo da NBR 13133
RUA AUGUSTA CANDIANI, S/ Nº - CAMPO GRANDE – RIO DE JANEIRO – RJ.
A primeira coisa que um projetista precisa saber antes de iniciar o planejamento de uma construção são as dimensões e condições do terreno onde ela será alocada. Informações sobre a variação de tipos de elementos da obra, árvores, lagos, antigas pavimentações etc., ajudam a determinar o local onde a construção será feita e a prever serviços iniciais de uma obra. Quem fornece esses dados é o levantamento topográfico dos elementos existentes no terreno e confeccionar uma planta com a posição exata de cada um deles. Essa planta é fornecida ao projetista que poderá, então, situar a obra no terreno. Esse desenho é devolvido ao topógrafo para que ele marque no terreno os pontos de referência para os profissionais no momento de execução de cada serviço, indicando onde devem ser feitas obras. Esta Norma fixa as condições para executar esse levantamento importantíssimo para obra, para o conhecimento do terreno por completo. Para sua execução, como em todo Brasil, precisa-se de toda uma burocracia. Além de consultar alguns decretos e NBR’s que regulamentam essa norma. Feita por várias definições, alguns exemplos são:
Apoio topográfico planimétrico
Que é um Conjunto de pontos, materializados no terreno, com coordenadas cartesianas obtidas a partir de uma origem no plano topográfico.
Carta (ou mapa)
Uma representação dos detalhes de toda superfície terrestre que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhe, é indicada, frequentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos.
Croqui
Esboço gráfico sem escala, em breves traços, que facilita a identificação de detalhes.
Levantamento topográfico
Conjunto de métodos e processos que implanta e materializa