Sociologia é isso
O pensar filosófico não é um campo de pensamento estranho ou misterioso. Não é verdade que apenas algumas pessoas possam pensar filosoficamente. Toda e qualquer pessoa já pensou e pode pensar filosoficamente, desde que já tenha procurado justificar ou se esforçado mentalmente para encontrar uma resposta para um determinado problema filosófico.
O Estranhamento Trata-se do primeiro passo da experiência filosófica. Quando uma pessoa vive uma circunstância de deslocamento ou estranhamento, experimenta uma quebra uma interrupção no fluir normal de sua vida. Detém-se, então para pensar ou observar algo que antes não via, ou que vivia de forma automática, se se dar atenção, se se questionar
Resposta filosófica
Falta-nos, porém, um terceiro passo para que haja uma experiência filosófica completa. Prossigamos, então, em nossas descobertas.
Na análise que fizemos da situação contida historieta inicial, a principal questão encontrada foi a que envolve o conceito de felicidade. Trata-se agora portanto, de buscar uma resposta clara, coerente elucidativa a essa questão e que tenha caráter universal.
Felicidade e sabedoria
Voltando ao nosso tema, a felicidade, talvez você já esteja pensando, mas por que começamos um livro de filosofia falando de felicidade? Afinal, qual é a relação entre felicidade e filosofia? Pois bem, a relação é histórica, isto é, vem desde o nascimento da atividade filosófica na antiguidade grega, há mais de 25 séculos, assim a filosofia apresentava-se como um conhecimento superior que conduzia a vida boa, isto é, que indicava como viver para ser feliz como aquele que buscava, praticava e ensinava um método de felicidade.