Instrumentos opticos
Aluna: Denise Pereira dos Santos Matricula: 115427
Aluno: Wilson Nogueira Matricula: 115862
Professor: Ladir C. da Silva
Data de Execução: 01/02/2013.
Data de entrega: 08/02/2013
Curso: Licenciatura em Física
INSTRUMENTOS ÓPTICOS
Denise Pereira dos Santos1
Wilson Nogueira2
1Universidade Federal de Goiás/Instituto de Física/Licenciatura em Física, denisefísica@oi.com.br
2Universidade Federal de Goiás/Instituto de Física/Licenciatura em Física, wilsonnog@yahoo.com.br
Resumo
Este relatório mostra os procedimentos e resultados do experimento de Instrumentos Ópticos. Especificamente tratou-se de obter experimentalmente a ampliação para uma dada combinação de lentes objetivas e oculares em um microscópio composto e medir a ampliação de um telescópio.
Palavras-chave: Microscópio, Telescópio, Lentes Objetivas, Lentes Oculares.
Introdução
O experimento de Instrumentos Ópticos objetivou medir a ampliação para uma dada combinação de lentes objetivas e oculares em um microscópio composto, medir a distancia para uma rede de difração e medir a ampliação de um telescópio. Conforme dados da apostila de Laboratório de Física IV (CÁSSIA, 2012, p. 37).
Um microscópio composto é um instrumento óptico formado fundamentalmente por um tubo delimitado nas suas extremidades por lentes esféricas convergentes, formando uma associação de lentes. A lente mais próxima do objeto observado é chamada objetiva e é uma lente com distância focal na ordem de milímetros. A lente próxima ao observador é chamada ocular e é uma lente com distância focal na ordem de centímetros. O funcionamento de um microscópio composto é bastante simples. A objetiva fornece uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Esta imagem funciona como objeto para o ocular, que funciona como uma lupa, fornecendo uma imagem final virtual, direta e maior. Ou seja, o objeto é aumentado duplamente, fazendo com que se possa observar