Instrumentos ópticos
INTRODUÇÃO
Os instrumentos ópticos são utilizados no nosso cotidiano e baseiam-se nos princípios da óptica para permitir, facilitar ou aperfeiçoar a visualização de determinados objetos, que vão desde seres minúsculos, como alguns tipos de bactérias, até enormes planetas e estrelas. Nesse trabalho será apresentado um pouco mais sobre instrumentos ópticos, bem como citações sobre os mesmos, aplicações e construções.
INSTRUMENTOS OPTICOS
Ao referirmos aos instrumentos ópticos, devemos ter em mente que trata-se de equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes.
UMA BREVE HISTÓRIA . . .
Espelhos foram encontrados em pirâmides do Egito, datando de 1900 a.C. As lentes possuem história mais recente. Em 1885 foi encontrada uma lupa de quartzo nas ruínas do palácio do rei Senaqueribe (708-681 a.C.) da Assíria. Relatos do historiador Plínio (23-79 d.C.), apresentam "Vidros Queimadores", os quais eram produzidos pelos romanos, ou seja, lentes usadas para iniciar o fogo, com auxilio da luz solar. Uma lente plano-convexa foi encontrada nas ruínas de Pompéia (Roma).Fabricando vidro desde o século VI a.C. chineses também conheciam lentes de aumento e de diminuição, usando também lentes para iniciar o fogo
CLASSIFICAÇÃO DE UM ESPELHO E DE UMA LENTE
Espelhos: são superfícies polidas que refletem luz.
Exemplos de espelhos: uma colher e uma concha de metal polida, o espelho retrovisor dos automóveis, calotas de rodas, espéculos (instrumentos espelhados utilizados por dentistas).
A maioria dos espelhos é plana ou esférica:
Espelhos planos: é uma superfície polida plana, o espelho plano forma imagens virtuais. Imagem virtual é aquela que se forma “atrás” do espelho.
As imagens em dois espelhos planos: dois espelhos planos, retangulares e dispostos em ângulos