INSTRUMENTOS DO PAINEL
TACÔMETRO – “CONTA GIROS” MOSTRA AS ROTAÇÕES POR MINUTO (RPM) DO MOTOR.
VELOCÍMETR0 – INDICA A VELOCIDADE (NÃO REGISTRA, APENAS MOSTRA.
HODÔMETRO PARCIAL – QUILOMETRAGEM PERCORRIDA DEPOIS DE SER ZERADO.
HODÔMETRO TOTAL QUILOMETRAGEM PERCORRIDA PELO VEÍCULOS DESDE SUA FABRICAÇÃO.
AMPERÍMETRO – INDICA TENSÃO DA CORRENTE DO SISTEMA ELÉTRICO.
MANÔMETRO – INDICA A PRESSÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE.
MARCADOR DE COMBUSTÍVEL – QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL QUE O VEÍCULO TEM NO TANQUE.
2. MOTOR – MAQUINA TÉRMICA, QUE TRANSFORMA A ENERGIA, PRODUZIDA PELA QUEIMA DO COMBUSTÍVEL, NA FORÇA MOTRIZ/ ENERGIA MECÂNICA NECESSÁRIA PARA MOVIMENTAR O VEÍCULO. FIXAS: BLOCO DE CILINDROS OU BLOCO DO MOTOR (PARTE MAIS PESADA); CABEÇOTE (TAMPÃO); CÁRTER (FUNDO DO MOTOR); MANCAIS FIXOS. MÓVEIS: PISTÃO (ÊMBOLO); VIRABREQUIM; BIELA; VOLANTE DO MOTOR (RECEBE A FORÇA MOTRIZ).
3. CICLO DE OTTO – OS QUATRO TEMPOS DO MOTOR; 1 º ADMISSÃO, 2º COMPRESSÃO, 3º EXPLOSÃO, 4º DESCARGA/ ESCAPE.
4. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DO MOTOR – RESPONSÁVEL POR AMAZENAR, PREPARAR E TRANSPORTAR O COMBUSTÍVEL DO TANQUE ATÉ O MOTOR. TANQUE DE COMBUSTÍVEL, TUBULAÇÕES, BOMBA DE COMBUSTÍVEL, FILTRO DE COMBUSTÍVEL, FILTRO DE, CARBURADOR/INJEÇÃO ELETRÔNICA.
5. SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR – UTILIZA-SE DE ÁGUA E/ OU AR. CONTROLA A TEMPERATURA DO MOTOR MANTENDO – A ENTRE 60° E 90° C. RADIADOR, MANGUEIRAS, CANAIS DE REFRIGERAÇÃO, BOMBA D´ÁGUA, VÁLVULA TERMOSTÁTICA.
6. SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR – FEITA COM ÓLEO LUBRIFICANTE, REDUZ O DESGASTE ENTRE AS PEÇAS MÓVEIS E AJUDA NO CONTROLE DE SUA TEMPERATURA. CÁRTER, TUBULAÇÕES, BOMBA DE ÓLEO, FILTRO DE ÓLEO.
7. TRANSMISSÃO – TRANSMITE A FORÇA GERADA PELO MOTOR, ATÉ AS RODAS.