instrumentos de personaldiade
Utilizou-se o Questionário de Personalidade de Zuckerman-Kuhlman (ZKPQ) (Zuckerman y Kuhlman, 1993): Instrumento autoadministrado de 99 itens de resposta verdadeiro/falso. Este instrumento permite obter informação sobre cinco dimensões da personalidade nomeadamente: Neuroticismo-Ansiedade (N-Anx), que descreve aspetos emocionais como a tensão, preocupação, indecisão obsessiva, falta de autoconfiança e suscetibilidade para a critica; Atividade (Act), que descreve a preferência e necessidade por se ter uma vida ativa e ocupada, pouca capacidade para relaxar e elevado nível de energia; Sociabilidade (Sy), que descreve a preferência e gosto pelas relações sociais; Impulsividade-Procura de sensações (ImpSS), que descreve a falta de planificação, a tendência de atuar impulsivamente e a procura de experiencias estimulantes; e por fim, a Agressão-Hostilidade (Agg-Host), que descreve a facilidade para expressar agressões verbais ou comportamentais, assim como condutas antissociais.
Este método contém uma escala de Infrequência, que permite detetar erros, falta de atenção a responder e ainda detetar a tendência para dar respostas desejáveis. As propriedades psicométricas do instrumento têm sido estudadas em amostras espanholas, nas quais se obteve bons resultados de validez e fiabilidade. (Gomà-i-Freixanet, Soler, Valero, Pascual, y Pérez, 2008; Gomà-i-Freixanet, Valero, Muro, y Albiol, 2008; Gomà-i-Freixanet, Valero, Puntí, y Zuckerman, 2004; Gomà-i-Freixanet, Wismeijer, y Valero, 2005).
Empregou-se também, neste estudo, o Inventario Multiaxial Clínico de Millon (MCMI-II) (Millon, 1987; Millon, 2002), este é um instrumento autoadministrado de 175 itens de resposta verdadeiro/falso. Foi desenhado com base no sistema diagnóstico dos transtornos mentais DSM-III-R (American Psychiatric Association, 1987) e na teoria de Millon (1969).
Neste estudo consideraram-se as 10 escalas de transtornos de personalidade e as 3 escalas de transtornos de personalidade