Instrumentação
Instrumentação
Nome: João Lucas Número 17 Turma 1231
Professor Medeiros
· Voltímetro
O voltímetro é um instrumento de medida da amplitude da tensão eléctrica. O voltímetro é dotado de duas pontas de prova através das quais podemos medir a tensão nos terminais de uma fonte de tensão constante, entre dois pontos de um circuito elétrico ou entre qualquer ponto e a referência.
A ligação de um voltímetro ao circuito é de tipo paralelo, é o mesmo que dizer que durante a medição o instrumento constitui um caminho paralelo ao elemento ou circuito a diagnosticar. Um voltímetro ideal deve fazer a medição da tensão sem absorver qualquer corrente elétrica, portanto, deve ter a resistência elétrica de entrada mais alta que for possível, o ideal seria uma resistência infinita, pois a resistência de entrada é a característica que garante que não haja interferência do voltímetro no circuito elétrico. Nos tempos mais do que remotos, todos os voltímetros eram do tipo analógico, nos aparelhos deste tipo a amplitude da tensão é indicada através da posição de um ponteiro sobre uma escala graduada, cuja seleção condiz com a amplitude prevista para a tensão. Os tempos mudaram, com a tecnologia em todos os lugares acabou sendo utilizada também nos instrumentos de medição, por isso atualmente existe uma grande variedade de voltímetros analógicos e digitais.
É interessante citar que atualmente é muito raro poder adquirir apenas um voltímetro, sendo que a medição de tensão em geral é uma das múltiplas funções que são disponibilizadas pelo multímetro, que também contém o ohmímetro e amperímetro, além de outras funções, relacionadas com o teste de dispositivos electrónicos e a realização de operações sobre as medidas efectuadas.
· Ohmímetro
O ohmímetro é um instrumento de medida da resistência eléctrica. Os ohmímetros são atualmente uma regra geral parte integrante de um multímetro,