Instrumentação Cirurgica
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades observadas e as práticas desenvolvidas durante o estágio, realizado no período de 19 de julho a 15 de agostode 2012, na unidade de saúde Drº Galo Manoel Ibanes, com carga horária de 120 h.
O centro cirúrgico é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar as cirurgias nas melhorescondições de segurança para o paciente e de conforto e segurança para as equipes que o assiste, sendo o setor de circulação restrita, deve estar livre vírus e bactérias, a CME (Central de MaterialEsterilizado) é a unidade encarregada na intervenção e determinação de rotinas e protocolos nas ações de reprocesamento e esterilização de materiais hospitalares, destacam-se entre suas finalidadesreprocessar, preparar, esterilizar, guardar, e distribuir materiais hospitalares estéris ou não.
A realização de procedimentos cirúrgicos devolve aos pacientes as suas unidades de origem nas melhorescondições possíveis de integridade, otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novastécnicas cirúrgicas.
A presteza e eficácia do instrumentador cirúrgico consiste em reduzir o tempo da cirurgia, diminuindo os índices de contaminação e de infecção pós operatórias.
Ao longo da evolução dahumanidade as cirurgias foi sendo evoluída de forma estraordinária sem muito agredir o paciente ou submete-lo a uma ida sem volta.
A atividade profissional do instrumentador cirúrgico visa assistirao paciente em suas necessidades, objetivando promover a sua recuperação de forma a reintegrá-lo ao convício familiar e social.
2-DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.
Nas atividadesdesenvolvidas, trata-se de criar, organizar, limpar e determinar uma linha de ações estabelecendo objetivos e