Institutogamaliel
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/teses-sobre-a-doutrina-da-santificacao/teologia
Teses sobre a doutrina da santificação
É possível que a Santificação ou a Santidade decorra daquilo que ‘merece e exige reverência moral e religiosa’?
Muitos ofertam aos seus deuses reverência moral e religiosa, por entenderem que seja isto que tais divindades exigem e merecem, porém, a atitude deles não os santifica.
“O mesmo Deus de paz vos santifique completamente”
( 1Ts 5:23 )
Teses sobre a Doutrina da Santificação
O que mais se tem apregoado sobre a santificação é que nela se desenvolve a experiência da salvação.
O Dr. Scofield deixou registrado em suas notas de rodapé, da Bíblia Scofield que: “A justificação é um ato de reconhecimento divino e não significa tornar uma pessoa justa (…) Ele declara justamente e trata como justo aquele que crê em Jesus Cristo” Nota de rodapé Romanos 3: 28. Observe que, para Scofield o crente não é justo, mas somente reconhecido e tratado como sendo justo.
Sobre a Santificação, Scofield apresenta um triplo significado ao tema: posicional, experimental e consumação.
Ele considera que posicionalmente o crente é santo, mas que, experimentalmente, está sendo santificado progressivamente. Neste mesmo sentido, E. H. Bancroft ao falar da santificação, subdivide o tema em três fases: inicial, progressiva e final. Da fase progressiva, ele destacou: “A justificação difere santificação no seguinte: aquela é uma ato instantâneo e que não comporta progressão; esta, é uma crise que visa a um processo – um ato que é instantâneo, mas que ao mesmo tempo traz em si a idéia de desenvolvimento até a consumação. De acordo com 2 Co 3. 18 estamos sendo transformados de um grau de caráter ou de glória para outro. É porque a santificação é progressiva que somos exortados a continuar progredindo cada vez mais (1 Ts 3.12; 4. 1, 9, 10) nas graças da vida cristã. Existe realmente o ‘aperfeiçoamento de santidade’. O dom de Deus à igreja,