Institutogamaliel
http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/o-pecado-jaz-a-porta/teologia
O pecado jaz à porta
Devido à estrutura gramatical de Gênesis 4, verso 7, ele é considerado pelos tradutores bíblicos como sendo o mais difícil de traduzir do Antigo Testamento, e conseqüentemente, esta dificuldade influencia os interpretes na sua atribuição. Porém, como o verso transmite uma idéia, mesmo que nebulosa, analisemos isoladamente todas as proposições nele contido à luz das escrituras, para compreender a recomendação divina que foi dada a Caim.
“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta , e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar” ( Gn 4:7 )
Devido à estrutura gramatical de Gênesis 4, verso 7, ele é considerado pelos tradutores bíblicos como sendo o mais difícil de traduzir do Antigo Testamento, e conseqüentemente, esta dificuldade influencia os interpretes na sua atribuição.
Porém, como o verso transmite uma idéia, mesmo que nebulosa, analisemos isoladamente todas as proposições nele contido à luz das escrituras, para compreender a recomendação divina que foi dada a Caim.
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito?
Qual a resposta para esta pergunta?
Se Caim tivesse ‘feito’ o bem, seria aceito? Ele fez o mal e por isso foi rejeitado?
O salmista Davi deixou claro que todos os homens, de uma única vez em um mesmo evento (juntamente), se desviaram e se fizeram imundos. Como conseqüência de terem se tornados imundos, não há quem faça o bem, nem se quer um só homem “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um” ( Sl 14:3 ).
Ora, se não há se quer um homem que faça o bem, isto implica que Caim também estava impedido de realizá-lo.
A bíblia demonstra que Adão desviou-se, tornando-se imundo, e com ele todos os seus descendentes também se desviaram e destituídos estão da glória de Deus. Ninguém pode realizar o bem!
Por que Deus exortou Caim a