Instituto federal
Professora: Alba De Oliveira Barbosa Lopes
Aluno(a): Lourivaldo José Flavio Coutinho Vasconcelos
É POSSÍVEL EQUILIBRAR VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL?
É cada vez mais necessário equilibrar a vida em família e com amigos e a vida do trabalho. O mercado de trabalho está se tornando muito mais complexo e competitivo, exigindo cada vez mais do profissional. Em detrimento disto, o lazer e o prazer de conviver com pessoas próximas estão sendo prejudicados.
Em qualquer profissão qualquer pessoa, está sujeita a perder o equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alguma fase da sua vida. As pessoas com esse desequilíbrio são infelizes, altamente improdutivas, e em grande parte mal-humoradas, devido a estarem sendo obrigadas a fazer o que não desejam. Depende também muito do ponto de vista, mesmo um indivíduo que tenha horário com a família, que pratica atividade física e tenha em sua agenda espaço para seus compromissos sociais, pode aparentar um exemplo a ser seguido, no entanto pode estar internamente infeliz e por tanto desequilibrado. Um profissional que é viciado no trabalho mesmo que a princípio obtenha resultados fantásticos, não conseguirá manter o mesmo ritmo por muito tempo e isso poderá trazer mais prejuízos do que ganhos aos dois lados, tanto do empregado como do empregador, isso acontece devido ao individuo não conseguir desenvolver outro interesse que não o trabalho, essa atitude acaba por colocar em risco relações familiares e sociais.
Para atingir equilíbrio implica priorizar atividades, balancear o tempo de dedicação entre elas, e investir naquelas que são realmente importantes, tanto na vida pessoal como na profissional. Deve-se agir com disciplina para não se deixar levar pelo exagero em qualquer um dos lados dessa balança. Não se deve pensar que trabalhar mais, significar