Instituto Federal de Ci ncia Educa o e Tecnologia da Bahia
Danielly Barreto Ribeiro
Evolução dos Processadores Intel e AMD
BARREIRAS – BA
06 DE MAIO DE 2015
Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia da Bahia – Campus Barreiras, Técnico em Informática.
Danielly Barreto Ribeiro
Evolução dos Processadores Intel e AMD
BARREIRAS – BA
06 DE MAIO DE 2015
Evolução dos Processadores Intel e AMD
Antes de partirmos para o foco dessa resenha, temos um questionamento indispensável; o que são os microprocessadores? São circuitos integrados, ou seja, chips com diodos, registradores e outras variações de componentes eletrônicos montados sobre um único chip, sendo capaz de executar as instruções que damos às máquinas, tendo como sua parte principal a Unidade Central de Processamento, ou simplesmente CPU.
No mercado de microprocessadores há uma concorrência direta entre duas empresas: a Intel e a AMD. A Intel Corporation foi fundada no ano de 1968 pelos físicos Robert Noyce e Gordon Earle Moore e seu primeiro produto foi um circuito integrado de memória RAM, se tornando ainda nos anos 70 a empresa pioneira nesse mercado de circuitos e fornecedora da IBM. A AMD – Advanced Micro Devices – começou a produzir circuitos lógicos no ano de 1969, e entrou para o mercado de microprocessadores para memórias RAM em 1975 e se tornando a segunda fornecedora de microprocessadores da IBM no ano de 1982.
O primeiro microprocessador a estar disponível comercialmente, da geração x86 da Intel foi o 4004. Lançado em 1971, tinha 4 bits e foi o primeiro microprocessador a estar disponível em um chip simples e comercialmente. Seu sucessor, lançado no ano seguinte, o 8008 foi disponibilizado em um circuito integrado de 18 pinos com um barramento externo de 8 bits. A multiplexagem de 8 bits de dados e 16 bits de endereço neste barramento permitia aceder até 16