Instituto Federal De Alagoas
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Maria Clara Lopes Cavalcante, turma 511-A Disciplina: Física Professor: Rodrigo Raposo
Palmeira dos Índios – AL Julho 2014 Introdução
Neste relatório consta o resultado das experiências feitas no Laboratório de Física, com o objetivo de compreender os conceitos básicos do movimento retilíneo e uniforme. Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Então, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade dá-se somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também variará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se sempre em paralelo com a velocidade.
Os movimentos retilíneos mais comumente estudados são: o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado.
Fundamentação teórica
Denomina-se de MRU ao movimento em que o móvel percorre uma trajetória retilínea com uma velocidade constante e diferente de zero, de modo que o móvel percorra iguais variações de distâncias em iguais intervalos de tempo.
A grandeza física que indica quão rápido um móvel andou num dado percurso é denominada velocidade média (Vm) e é calculada pela expressão: Vm = ∆x /∆ t que tem ∆x representando a distância percorrida (espaço) e o ∆t o intervalo de tempo gasto para isso.
Para o movimento retilíneo uniforme define-se uma função horária, expressa por x=x0 + v.t em que x e x0 representam a posição final e inicial ocupadas respectivamente pelo móvel.
Quando um corpo se desloca com velocidade constante, ao